Respostas Sociais da Instituição
Centro Comunitário
Gabinete de Acção Social
Atendimento de 1º Linha
Serviço de atendimento e acolhimento de situações de emergência social que se destina à população que se encontra em situações de risco social e que necessitam de respostas rápidas e adequadas, com a respetiva orientação e encaminhamento para outros serviços e instituições sociais.
PO APMC
Distribuição de géneros alimentares a indivíduos e famílias economicamente desfavorecidas, fazendo o acompanhamento psicossocial dos mesmos, visando contribuir para a identificação e satisfação das necessidades reais dos utentes da ação social.
Ateliers de Atividades Ocupacionais
Resposta que se destina a promoverem atividades que contribuam para o desenvolvimento social da comunidade, dinamizando ações de animação sociocultural e outras (Realização de passeios temáticos, idas ao cinema, visita a museus).
Loja Social – “Coisas & Causas”
Trata-se de uma loja de solidariedade, que tem como objetivo aproveitar roupas, utensílios domésticos, calçado, etc. Os artigos para venda são donativos recebidos de particulares e empresas. Estes são selecionados e cuidados de forma a estar nas melhores condições de entrega. Todos têm aqui a oportunidade de comprar artigos que necessitam, a preços a simbólicos.
Refeitório Social
Resposta destinada ao fornecimento de refeições dirigido a indivíduos e famílias em situação de exclusão social.
Unidade Balnear e Tratamento de Roupa
Serviço onde estão integrados balneários que permitem aos utentes fazer a sua higiene pessoal e uma lavandaria onde é efetuado o tratamento de roupa dos mesmos.
Ajudas Técnicas
Pertencentes à Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, que se encontram à disposição de toda a comunidade com incapacidade permanente ou temporária. Neste serviço existe uma grande articulação com outras entidades principalmente as que as que desenvolvem a sua atividade na área da saúde.
Apoio em vestuário e calçado
Distribuição de vestuário e calçado a indivíduos e famílias economicamente desfavorecidos, procurando satisfazer as necessidades dos utentes do Centro Comunitário e da comunidade em geral. No âmbito deste serviço e sempre que exista o material disponível é colocado ao dispor da população, móveis, eletrodomésticos e utensílios de casa.
Casa de Acolhimento de Emergência de Vitimas de violência doméstica
Destina-se a proporcionar acolhimento transitório a mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas ou não de filhos/as menores ou maiores com deficiência na sua dependência.
Esta resposta está vocacionada para contextos de emergência e visa acolher, estabilizar, informar, avaliar e apoiar a decisão da vítima, sendo a intervenção fundamentada e sustentada no pressuposto de qual o melhor caminho a seguir ao nível de respostas da rede social e familiar ou de serviços de suporte/apoio.
Esta casa tem como objetivos específicos:
- Aprofundar o diagnóstico da situação e a rede de apoio, para se trilhar com a vítima o melhor encaminhamento;
- Satisfação das necessidades básicas de alimentação, higiene pessoal, vestuário, calçado, medicação e transporte;
- Assegurar a segurança e confidencialidade da vítima;
- Minimizar recaídas e o processo de vitimização cíclico, característico destes casos.
Equipa Multidisciplinar
1 – Diretora Técnica
1 - Psicóloga
5 - Assistentes Operacionais
- Em termos de envolvimento institucional a delegação está representada na rede social (CLAS), Comissão Social Freguesia, Núcleo Local Inserção do RSI.
O SAAS É dirigido a todas as pessoas em situação de exclusão social, à exceção dos beneficiários de RSI, tendo como pressupostos uma política de proximidade e de abertura à comunidade e constituído por duas atividades distintas, o atendimento e o acompanhamento social.
Atendimento Social (Ats)
Atendimento de primeira linha que responde eficazmente às situações de crise e/ou de emergência social (em todo o concelho da Figueira da Foz).
Acompanhamento (Acs)
Destina-se a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais sob um modelo de contratualização com o indivíduo/ a família.
Equipa Técnica Multidisciplinar
1 - Coordenadora do projeto
1 - Técnico superior serviço social
1 - Psicóloga
1 - Animadora Sócio educativa
1 – Técnica CPCJ
1 – Jurista
A RLIS no município da Figueira da Foz, está a assegurar o serviço de atendimento e acompanhamento social (SAAS), a «pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão bem como de emergência social», residentes nas freguesias de: Alqueidão, Bom Sucesso, Brenha, Lavos, Ferreira-a-Nova, Quiaios, Marinha das Ondas, Moinhos da Gândara, Paião, São Pedro, Vila Verde e Buarcos e São Julião.