• Giving Tuesday

Voluntariado

Seja um herói. Salve vidas!

O voluntariado é um dos 7 princípios fundamentais da Cruz Vermelha.

A Delegação de Coimbra conta com cerca de 130 voluntários, que são o coração da instituição. Os voluntários colaboram essencialmente com as equipas de emergência e de apoio social no desenvolvimento de projetos junto da comunidade tendo como fundamento a partilha da responsabilidade e solidariedade social.

Para ser voluntário é preciso ser disponível, motivado, comprometido, solidário e cooperativo.

O que vou fazer enquanto voluntário?

Cada voluntário deve sentir-se realizado no que faz, mas para descobrir o que mais o realiza, muitas vezes é preciso experimentar. Existem várias valências dentro do voluntariado:

  • equipas de emergência
  • apoios a eventos desportivos ou culturais
  • apoio social.

Recruta para equipas de Emergência 

Para integrar equipas de emergência, tem de se ter pelo menos 18 anos. A duração do processo de recrutamento é variável, dependendo da quantidade e disponibilidade dos recrutas (vocês, neste caso). Normalmente as etapas são: entrevista, realização de testes psicotécnicos, avaliação psicológica e formação base.

Porque os voluntários têm de ter formação específica para a atividade que vão desenvolver, a Cruz Vermelha proporciona essa formação, sendo que em termos de serviço de emergência, a mais básica é o SBV-DAE, seguida pelo curso de Socorrismo Europeu, pelo Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e, finalmente, o Tripulante de Ambulância de Emergência (TAS).

Apoio Social

Pode colaborar com a equipa do apoio social a partir dos 12 anos, com autorização dos pais, enão sendo necessárias formações-base. Entre as atividades a desenvolver constam a recolha de alimentos, embrulhos em centros comerciais, apoio à terceira idade, angariação de sócios, armazenamento e distribuição de roupa e alimentos, outras ações de rua. Mais detalhes aqui.

Se tem interesse em ser voluntário com a Delegação de Coimbra inscreva-se aqui ou esclareça dúvidas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e junte-se a um movimento mundial de mais de 1 bilhão de voluntários.

Powered by jms multisite for joomla