Breve historial

Historial Delegação da Figueira da Foz Cruz Vermelha Portuguesa

A Delegação da Figueira da Foz tem 96 anos, foi fundada em 3 de Abril de 1915 pelo Eng.º Manuel Alberto Rei, que passou a presidir a instituição. Na época a instituição desenvolvia a sua ação numa perspetiva assistencialista, através de um conjunto de voluntárias que efetuavam a distribuição de vestuário, visitas domiciliárias em lares de idosos e no domicilio. Existia também um Gabinete Médico através de uma médica voluntária que realizava consultas duas vezes por semana de uma forma gratuita, tendo as mesmas prerrogativas do Centro de Saúde. Existia também um gabinete de enfermagem com enfermeiro aposentado do hospital que efetuava pensos, injeções, medição da tensão arterial e de glicemias. No ano de 1999, esta instituição sentiu a necessidade de alargar o seu âmbito de atuação, contratando uma Técnica Superior de Serviço Social, através de um estágio profissional.

Em Setembro de 2000, esta instituição estabeleceu um protocolo, Acordo Atípico com o Serviço Sub-Regional de Segurança Social de Coimbra, na área da família comunidade, consubstancia-se no desenvolvimento de ações de intervenção comunitária, existindo parceria formal com a UPSC da Figueira da Foz e articulação com todos os serviços e instituições que desenvolvem a sua intervenção na área social e outras.

A nível da formação, a Cruz Vermelha Portuguesa consolidou e alargou a sua atividade como entidade formadora durante o IIIQCA, encontrando-se acreditada como entidade formadora desde 2001.

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Figueira da Foz iniciou a atividade formativa em 2001, proporcionando e promovendo novas oportunidades de aprendizagem, formação, qualificação e certificação aos indivíduos.

Powered by jms multisite for joomla